Expulsam 170 Bases de Apoio Zapatistas de Chilón

Hermann Bellinghausen. La Jornada, 10/09/2010.

Na madrugada desta quinta-feira, cerca de 170 bases de apoio do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) foram expulsas da comunidade tzeltal San Marcos Avilés, município de Chilón, Chiapas. A ação foi perpetrada por membros do PRI, PRD e PVEM en represália pela construção de uma escola autônoma no lugar. A junta de Bom Governo (JBG) do Caracol de Oventic denunciou que os agressores, liderados por Lorenzo Ruiz Gómez e Vicente Ruiz López, “chegaram com facões, paus e armas de fogo, entraram em duas casas e tentaram violentar duas mulheres”.

Para mão responder à provocação, os zapatistas deixaram suas casas e pertences. “Homens, mulheres e crianças encontram-se neste momento refugiadas na montanha passando fome, frio, desamparo e medo”. A JBG relata que bases zapatistas de Pamalá e Guadalupe el Kaptetaj, município de Sitilá, informaram que Manuel Vázquez foi intimado à força por autoridades e dirigentes partidários de San Marcos e Pamalá no final de agosto, pediram-lhe para desmantelar a escola, e dizem “que vão continuar com outras comunidades”, para derrubar mais escolas autônomas.

De acordo com a JBG, o objetivo dessas ações, “propiciadas pelos três níveis de governo, é impedir a educação de nossas crianças e o avanço da construção de nossa autonomia”. Manuel Vázquez foi humilhado e preso em 21 de agosto, junto com Guadalupe Kaptetaj. Ao libertá-los, seus captores lhes disseram que abandonem a organização zapatista, que não informem a JBG e que iam lhes tirar as terras que compraram há mais de 10 anos”.

Ameaçaram solicitar junto à Procuradoria Agrária “o cancelamento dos direitos agrários de 15 ejidatários de San Marcos Avilés”. Em 24 e 25 de agosto, se apoderaram de 29 hectares com 5.850 pés de café, 10 hectares de milharais e plantações de feijão, vacas, cavalos e três casas e destruíram vários plátanos. Em 8 de setembro, os invasores tiraram o gado, roubaram as cercas e atiraram para o alto.

“Dizem que é o primeiro passo contra nossos companheiros, e que o próximo é desalojá-los do ejido e que suas esposas e suas filhas ficarão para os partidários e, em seguida, queimarão suas casas”. “Os maus governos não sabem como deter a luta de libertação nacional dos zapatistas, por isso estão querendo deter a educação autônoma”, sublinha a JBG.

Apesar disso, adverte, “vamos continuar com a educação autônoma em todo o território zapatista; nossos filhos e filhas não irão às escolas oficiais porque aí nunca vão ensinar a verdade de como vivemos nós, povos indígenas e todos os pobres do México. Nossos companheiros foram desalojados nas últimas horas, temem voltar a seus lares e exigimos que sejam respeitados”. Divulgado por:

http://groups.google.com.br/group/chiapas-palestina/ nadiacorujavermelha@gmail.com*

As informações sobre os livros EZLN – PASSOS DE UMA REBELDIA e EM BUSCA DA LIBERDADE – TRAÇOS DAS LUTAS ESCRAVAS NO BRASIL podem ser obtidas junto à Editora Expressão Popular através do e-mail *vendas@expressaopopular.com.br*ou do telefone (11) 3112.0941.

One response to “Expulsam 170 Bases de Apoio Zapatistas de Chilón”

  1. Winter Bastos says :

    É impressionante como educação de verdade assusta os opressores. Uma pedagogia libertadora realmente pode muito, e por isso os governos a temem. Vamos manter acessa sempre a solidariedade entre nós, oprimidos de todo o mundo. Não haverá opressor que nos vença ou destrua nossas escolas! Viva o apoio mútuo!

    Aproveito a oportunidade para convidar a companheirada toda pra visitar meu blog: http://www.expressaoliberta.blogspot.com. Não dá mais para ficarmos engolindo as matérias perniciosas da mídia burguesa. Vamos fortalecer blogs indpendentes, jornais alternativos, rádios livres etc. É mais uma maneira de enriquecermos nossos valores e conhecimentos, em contraposição aos valores da elite.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s