Ocupação Guerreiros Urbanos se mantém no prédio

(RJ) Ocupação Guerreiros Urbanos se mantém no prédio e chama mutirão

Por Guerreiros Urbanos

 

A Ocupação Guerreiros Urbanos, localizada na Ladeira de Santa Teresa 143 (esquina da rua Hermenegildo de Barros), permanece no imóvel. O prédio, de propriedade da Universidade Santa Úrsula, apresenta completos sinais de abandono. Infiltrações, água parada, mosquitos, ratos, paredes e lages tomadas pela vegetação. Ainda assim, o prédio parece ser “de grandíssimo” interesse da proprietária, uma vez que no decorrer da tarde foram encaminhados ao menos 4 advogados da universidade à frente da Ocupação Guerreiros Urbanos – um prédio abandonado há mais de 10 anos pela instituição.

Enquanto isso, as dívidas se acumulam em montantes que já ultrapassam 15 milhões de reais somente em relação a esse imóvel, entre dívidas com a União, estado e município (além de dívidas trabalhistas). A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro já havia inclusive proposto acordos de abono das dívidas de IPTU em relação a esse prédio caso a universidade lhe convertesse em moradia, conforme carta encontrada abandonada no interior do imóvel.

A Polícia Militar acompanhava a movimentação desde a noite de ontem, 8/11. Nesta tarde, o oficial responsável pela operação policial realizou uma vistoria na situação interna, constatando que não houve qualquer tipo de violência contra funcionários da Universidade Santa Úrsula e que tampouco havia qualquer morador no imóvel no momento da ocupação – como fora argumentado pelos representantes da universidade. Foi informado pelo tenente que a PM aguardariam os desdobramentos jurídicos do pedido de reintegração de posse, o que até por volta das 20:00 não havia sido feito pelo corpo de advogados da proprietária.

O fluxo de pessoas na ocupação foi liberado próximo ao meio da tarde. Foi intensa a circulação, principalmente de apoiadores/as e moradores/as da vizinhança de Santa Teresa que aproveitaram para conhecer o imóvel há mais de uma década fechado. As visitas foram acompanhadas por moradores/as e apoiadores/as, regadas a muita conversa. O choque com o estado de abandono foi geral, bem como a indignação quanto à ociosidade do prédio. Segue abaixo algumas fotos cedidas por moradores da ocupação, demonstrando algumas das situações encontradas (bem como alguns graffitis encontrados no muro externo). Porém, também foram vários os votos para que um novo espaço de moradia e cultura esteja brotando junto com a Ocupação Guerreiros Urbanos. Muitos/as moradores/as assinaram o abaixo-assinado em apoio à Ocupação!

Para amanhã (quarta-feira, dia 9/11), estão programadas algumas atividades para além daquelas já divulgadas neste blog [ver aqui]. As principais delas são os dois mutirões (das 9:00 às 12:00 e, depois, das 15:00 às 19:00). Neles, as pessoas continuarão a fazer a limpeza do terreno e a realizar outras benfeitorias para tornar o espaço habitável o mais rápido possível. Vizinhos e vizinhas estão convidados a participar dos mutirões e a conhecerem o prédio!

Mutirão de limpeza, embelezamento e intervenção artística (das 9:00 às 12:00 e, depois, das 15:00 às 19:00)

Atividades Culturais (a partir das 18:00)

Fotos aqui:  http://pelamoradia.wordpress.com/2011/11/08/fotos-ocupacao-guerreiros-urbanos-se-mantem-no-predio-e-chama-mutirao-rj/

 URL:: http://pelamoradia.wordpress.com/2011/11/08/fotos-ocupacao-guerreiros-urbanos-se-mantem-no-predio-e-chama-mutirao-rj/

One response to “Ocupação Guerreiros Urbanos se mantém no prédio”

  1. Rodrigo Bezerra says :

    Parabéns companheiros! Gostaria muito de colaborar.
    Não tenho condições de acompanhar de perto essa luta. Mas tenham certeza que mesmo de longe sou solidário a todos vocês.
    Forte abraço a todos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s