Solidariedade com o GEP

A todos os movimentos sociais, favelas, lutadoras e lutadores!

Fundado no início de 2008, tendo participado, desde então, de diversas lutas no Morro da Providência – com os trabalhos de educação popular no Preparatório para Concursos Públicos de 1º grau, no Pré-Vestibular Comunitário Machado de Assis, na Alfabetização de Jovens, Adultas e Adultos da Providência e o apoio à luta das e dos moradores contra a violência policial e contra as remoções, participando de passeatas, caminhadas na comunidade, mutirões e atualmente da construção da Assembleia Popular da Providência e Área Portuária – e entre as/os profissionais de educação da rede pública do Rio de Janeiro, o Grupo de Educação Popular (GEP) está passando por um momento delicado e crucial na sua história. Sem uma sede e sem qualquer apoio financeiro, estamos diante do risco de encerrar todas as nossas atividades no Morro da Providência por falta de espaço.

Desde que surgimos, já organizamos nossas atividades em dois locais na Providência. Começamos no espaço cultural “Nova Aurora”, na Praça Américo Brum, hoje demolida por conta das obras milionárias que envolvem o teleférico e a “remoção branca”.

Como as invasões policiais no morro em 2008 eram diárias, constantes, e a praça estava localizada no “centro” dos conflitos, passávamos às vezes dias e semanas sem aula. Todo o espaço cultural era marcado pelas balas da PM, que quando não atingiam apenas paredes e postes, matavam dezenas de moradores da comunidade, em sua maioria jovens negros. Esse cotidiano brutal de violência e genocídio – sustentado pela repressão do Estado em um negócio criminoso entre o GEPAE (Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais) e o 5º Batalhão da PM – tornou as atividades de educação popular, no espaço “Nova Aurora”, insustentáveis. Por esse aspecto, saímos em busca de outro local para realizar as aulas dentro da comunidade, conseguindo um espaço na Capela Nossa Senhora do Livramento, na Ladeira do Barroso, um pouco abaixo da praça. Isso, entretanto, não apagou nossa memória!

Não esquecemos os massacres que os policias do GEPAE e do 5º batalhão – muitos deles hoje na UPP – fizeram na Providência! Nunca vamos esquecer que a PM invadiu uma atividade que organizamos contra o racismo e a violência na Praça Américo Brum, acabando com a atividade ao iniciar um tiroteio que resultou numa moradora baleada!

Por tudo que passamos, não negamos e esquecemos o apoio importante que tivemos da Igreja ao ceder um espaço para aulas, reuniões e algumas atividades que fizemos, sobretudo naquele momento. No entanto, a relação entre nós nunca foi fácil e “harmônica”. Com a nossa maior participação na luta contra as remoções na providência e nossas posições contra diversas violências cometidas pela UPP, ela estremeceu ainda mais e hoje precisamos novamente encontrar um local para realizar as aulas do Pré-Vestibular, da Alfabetização, nosso grupo de estudos, reuniões, e seguirmos na luta com força e autonomia. Acreditamos hoje que um espaço nosso, do GEP, dentro da Providência e aberto a comunidade, é imprescindível. Por isso, estamos pedindo o apoio de todos os movimentos sociais, grupos e militantes de educação popular, associações e movimentos de favela, sindicatos e associações de trabalhadores, ao GEP e à militância popular, combativa e independente.

festa_agostina_contra_as_remocoes

Dia 03 de Agosto, no próximo sábado às 16h na quadra da Samol (Providência – Ladeira do Livramento, esquina com a Rua do Monte), realizaremos junto com a Assembleia Popular da Providência e Área Portuária a “Festa Agostina contra as Remoções”, que se tornou também uma atividade de solidariedade ao GEP para que a gente possa arrecadar fundos para alugar imediatamente um espaço na Providência.

Enviamos também uma conta para que depositem uma ajuda ao grupo:

Renata Barbosa Lacerda
POUPANÇA variação 96
Ag.: 2909-2
C.C.: 11991-1.

Não vamos deixar esta luta morrer!
Todo apoio ao GEP, à luta pela educação popular, à luta das favelas!

Grupo de Educação Popular (GEP)

https://www.facebook.com/events/179646605550486/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s