Nota Pública

Nota Pública

“É hora do resgate de nossas raízes de nossas raízes

porque a escravidão ainda aqui persiste

hoje é disfarçada pois se faz sublime

somos de resistência, nenhum mal nos atinge”

 

“… aqui o grão de areia prossegue a reconstrução

de um povo escravizado e arrancado de suas terras.

 

É Hora do Resgate – B- Ma.k.lé/ Us Neguin Q Não C Kala

Companheiros e companheiras de luta,

Nos dias 21 e 22 de setembro, ocorreu, no Centro de Cultura Social – RJ, o I Congresso do Movimento dos Trabalhadores Desempregados – pela base!. O Congresso contou com a participação de militantes do movimento, apoiadores dos trabalhos que desenvolvemos e convidados. A realização do encontro partiu da necessidade que sentimos de pensar toda a trajetória do nosso grupo até o momento atual e traçar novos caminhos rumo a um movimento social forte.

Durante o encontro, foi discutida a conjuntura política e social mais geral e do principal local onde realizamos nossos trabalhos de base (Complexo dos Macacos, em Vila Isabel). Também foi discutido o que entendemos por trabalho comunitário e qual sua importância na construção de um povo forte e independente. Levantamos as principais dificuldades existentes, os problemas e os passos que devemos seguir.

Além disso, debatemos nossos conceitos sobre Educação Popular e Economia Coletiva. Dois dos nossos trabalhos, o Germinar e o Pré-Vestibular Comunitário Solidariedade, são de educação popular e definimos o que entendemos por esse tipo de pedagogia. Debatemos a questão da Economia Coletiva e como realizar trabalhos de geração de renda através de atividades de produção coletiva de maneira autogestionária e horizontal com e pela comunidade.

Definimos nosso método de organização interna, através de Núcleos, e a aproximação e ingresso no movimento, analisando também a importância de se realizar trabalho de base estando organizado em um movimento social autônomo e popular. Foram debatidos também nossas táticas e estratégias na realização dos trabalhos de base nos bairros, bem como a questão de gênero e a ação cultural (Linha Cultural) e de que maneira ela pode ser abordada dentro dos nossos trabalhos.

Todo o acúmulo destes debates, contendo nossas concepções sobre cada assunto, está sendo divulgado em textos juntamente com esta nota no endereço eletrônico do movimento. Achamos que esse conjunto de textos é um primeiro esforço e que muitos outros se seguirão para melhorar nossa prática e ampliar nossos horizontes de luta.

O MTD – pela base!, historicamente, teve início pautando a questão dos trabalhadores desempregados ainda que nunca tivesse se limitado a estes sujeitos sociais. Porém, o movimento e o contexto de atuação sofreram diversas mudanças e consideramos que, hoje, o MTD possui uma atuação mais ampla do que a questão dos desempregados. Consideramos o MTD como um movimento popular de trabalho comunitário, onde pautamos todas as necessidades básicas que o governo não consegue prover às pessoas, como educação, renda, cultura, moradia etc e imprimimos à partir das conquistas imediatas o horizonte estratégico de construção do poder popular, o poder do povo. Assim, sentimos a necessidade de alterar o nome do movimento para outro que expressasse melhor o tipo de trabalho que realizamos.

Após um longo debate e votação entre diversos nomes, foi escolhido o novo nome do MTD – pela base!: Movimento de Organização de Base (MOB). Escolhemos continuar como movimento popular pautando sempre a importância de estar organizado pelas bases de onde atuamos, de maneira a criar um povo forte e independente de empresas, governos e políticos.

Assim, chamamos as pessoas que têm interesse em construir um movimento comunitário por local a se juntar e integrar o Movimento de Organização de Base e criar seus núcleos de atuação ou se inserir em núcleos já existentes. Sabemos que a transformação da sociedade não será feita apenas por um único grupo, um único movimento, mas é só na união e articulação em movimentos populares organizados e na criação de organismos do povo para o povo que poderemos avançar. Nesse sentido, o trabalho comunitário/popular é fundamental, no campo e na cidade para alavancar a transformação social para além das diferentes conjunturas e garantir nossos direitos e conquistas. Venha se organizar com o MOB!

Lutar é vencer!

Movimento de Organização de Base (MOB)

(antigo MTD – pela base!)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s