Núcleo Macacos/CCS

Trabalhos

Germinar

O Germinar é realizado no Centro de Cultura Social (CCS-RJ), em atividades com crianças de 7 a 10 anos de idade, meninos e meninas do Morro dos Macacos (Vila Isabel), aos sábados de 9h da manhã ao Meio-dia. Este trabalho é uma ferramenta que busca desenvolver valores coletivos e de apoio mútuo entre as crianças. Buscando também envolver seus familiares e a comunidade ao dialogar a realidade das crianças, junto com a memória de datas de resistência e luta do povo (Primeiro de Maio, 8 de Março, 20 de Novembro, etc), com oficinas, atividades culturais, educação ambiental e reciclagem, expressão corporal, esporte, brincadeiras lúdicas e outras atividades. Considerando que no Morro dos Macacos há a precariedade e descaso total do poder público em suprir necessidades básicas dos moradores (educação, cultura, moradia, trabalho, etc.), o Germinar pretende atuar não apenas nas importantes demandas culturais e afetivas das crianças, mas ajudando também na construção de uma identidade com propostas e iniciativas coletivas de poder popular, autonomia e protagonismo do povo.

Pré-Vestibular Solidariedade

O Pré-Vestibular Comunitário Solidariedade é organizado pelo  MTD “Pela Base!” e tem o apoio do Centro de Cultura Social do Rio de Janeiro. Com este trabalho buscamos lutar, no campo da educação popular, para democratizar o acesso ao ensino superior, oferecendo ferramentas para que trabalhadores, e pessoas que não têm a possibilidade de pagar um pré-vestibular privado, possam ingressar em uma universidade pública. Para além desta questão mais imediata, o Pré Solidariedade também busca ser uma ferramenta que ajude a construir práticas políticas de participação e envolvimento do povo na discussão, reivindicação e solução de problemas sociais que nos aferam diariamente, e na construção de novas propostas de fortalecimento do tecido social, sempre de forma horizontal e com autonomia.

Oficinas de Direitos do Trabalhador

As atividades da Oficina de Direitos do Trabalhador podem ocorrer por demanda ou articuladas a outras atividades do MTD Pela Base. Entendemos estas oficinas também como espaços de informação, troca de conhecimentos,  experiências e fortalecimento dos trabalhadores. Procuramos assim, não apenas socializar este importante conhecimento a respeito de direitos CLT e questões próximas, como também estimular a organização pela base e coletiva dos trabalhadores na luta, manutenção e reivindicação das conquistas históricas da classe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s